quarta-feira, 21 de novembro de 2012


O José

Numa aldeia do Alentejo, chamada Luz, havia uma família muito pobre. Certo dia, tiveram um filho a quem deram o nome de José. O menino tinha o cabelo loiro e olhos pretos, era um menino muito feliz.

Foi crescendo, os pais não tinham dinheiro para comprar brinquedos. Então faziam-lhe brinquedos de madeira. O brinquedo com que ele mais gostava de brincar era um carro pintado de vermelho.

Um dia, o menino foi passear com a mãe. Passaram por uma casa branca onde havia um jardim muito bonito com muitas árvores,um campo de futebol e muitos meninos a brincar.Ele perguntou à mãe o que era aquela casa. A mãe disse-lhe que era uma escola e explicou-lhe que era um local para onde iam as crianças a partir de uma certa idade,onde aprendiam a ler, a escrever, a fazer contas, desenhos e a brincar com os outros meninos.

O José todos os dias perguntava à mãe quando é que ia para a escola e a mãe respondia que ia quando tivesse seis anos, mas ele não acreditava.

Finalmente, o José foi para a escola.No primeiro dia de aulas ficou triste, porque os colegas da sala tinham todos mochilas muito bonitas e ele levava uma mochila muito velha,que tinha sido oferecida por uma família que tinha um filho mais velho que o José, pois os pais não tinham dinheiro para comprar uma mochila nova e bonita.O José começou a perceber que mesmo tendo dificuldades económicas ,ele podia estudar muito e ser um bom aluno como os outros meninos a quem os pais compravam aquilo que eles queriam.

O José quando saía da escola ia para casa, não podia ir brincar com os outros meninos, porque tinha de fazer as tarefas de casa, como por exemplo apanhar comer para os coelhos, para as galinhas, apanhar os ovos,etc,... E só estudava e fazia os trabalhos de casa depois de jantar. Havia dias em que o José adormecia enquanto estudava e, mesmo assim, conseguia ser um aluno excelente.

Os pais do José, quando iam à escola falar com a professora, ficavam orgulhosos de terem um filho tão trabalhador.

Não é necessário ser rico/rica para ser um bom aluno,tem que se lutar todos os dias, e cada vez mais, para se conseguir atingir os nossos objetivos de vida.

 

                                                                                                         Tomás Coelho

                                                                                                             N.º 20     5.º C

5 comentários:

  1. Muito bem!
    Continua assim a escrever!

    ResponderEliminar
  2. Bom trabalho!
    Se vieres a ser escritor, espero que escrevas bons livros.

    ResponderEliminar
  3. Que texto fantástico! Tens futuro como escritor!

    ResponderEliminar
  4. Que texto fantastico.
    Terás um futuro de escritor.
    Estás de parabéns!

    ResponderEliminar
  5. O teu texto está magnifico continua assim pois um dia podes ser um grande escritor português.
    André de Oliveira Pinto
    nº1
    5ºc

    ResponderEliminar