quarta-feira, 21 de novembro de 2012


A história de um cão…

 

 

O Bolinhas era um cão feliz. Os donos gostavam muito dele e ele adorava os donos, principalmente a Margarida, que era uma menina de dez anos.Ela dizia que o seu pelo lhe fazia lembrar un ursinho de peluche, pois ele tinha um pelo castanho e fofinho.

O Bolinhas já estava com esta família há dois anos e costumavam passear muito todos  juntos.Mas, num dia de Outono frio e ventoso, o pai da Margarida chamou-o para o carro, e o Bolinhas foi todo contente, pois pensava que ia passear.O que ele achou estranho foi a cara da mãe e da menina que estavam muito tristes, mas ele não deu muito importância.

Andaram um bocado de carro até que, a certa altura, pararam num descampado.O dono fez-lhe uma festinha na cabeça, pegou no brinquedo favorito do Bolinhas e atirou-o para bem longe.

O Bolinhas, como bom cão que era, foi buscar o brinquedo mas quando se virou para trás viu que o carro já lá não estava.Ficou desorientado e sem saber o que se estava a passar. Então começou a correr, a correr até não poder mais.Resolveu ir descansar para debaixo de uma varanda. Aí ele encontrou outros cães que lhe explicaram o que se estava a passar . O Bolinhas tinha sido abandonado!

Primeiro ele perguntou-se “porquê?” mas, depois, o mais importante era sobreviver, pois agora ele não tinha casa nem comida.

E assim se passaram meses, e o inverno gelava as ruas. Era difícil viver na rua, pois quase ninguém reparava nele e muitas vezes quando reparavam era para o espantar. Mas, também,  havia pessoas boas que o alimentavam.

Numa dessas noites geladas, em que a neve caía, o Bolinhas estava deitado por debaixo de uma chapa velha, a tremer de frio. Até que sentiu uma mão a tocar-lhe no pelo. Primeiro assustou-se mas, depois, viu que era uma senhora com um grande sorriso a chamá-lo. A senhora pegou nele ao colo e levou-o.

Quando chegou a casa dessa senhora, ela apresentou-o à família como “Sortudo” que tinha chegado à sua nova casa. Ele ficou muito feliz, pois tinha uma nova família.

Agora ele já não era o Bolinhas, era o Sortudo! Sortudo por ter comida mas acima de tudo  por ter uma família que o amava.

Por isso eu vos digo, pensem bem antes de ter um animal de estimação. E pensem que há muitos animais na rua a precisarem de ajuda!

Mariana Pereira    5.º A

5 comentários:

  1. Mariana, que delícia de lição de vida! Não devemos abandonar os animais, nunca. Eles são nossos amigos. Continua a escrever assim...

    ResponderEliminar
  2. Colegas da turma - 5ºA22 de novembro de 2012 às 03:09

    Estamos orgulhosos do teu trabalho!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Adorei o texto que fizeste!

    ResponderEliminar
  4. Colega de turma Daniela Pinto Marques 5A26 de novembro de 2012 às 05:13

    Parabéns Mariana ! Eu acho que o teu trabalho está uma maravilha .

    ResponderEliminar