quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Natal em família!



         Era uma vez uma família muito ocupada, que nunca tinha tempo para os filhos. O João, o mais novo, tinha oito anos e era muito bem-educado. Tinha cabelos loiros e olhos verdes, tirava sempre boas notas e passava as horas livres a estudar; o Gabriel, o mais velho, era mal comportado, principalmente na escola, tirava sempre más notas, tinha cabelos castanhos e olhos verdes e, nas horas livres, infelizmente, nem sempre andava por bons caminhos…

         Os pais passavam o dia a trabalhar. A D. Carla, a mãe, trabalhava num hospital, era enfermeira, e o senhor José, o pai, trabalhava num stande de carros.

         Faltava uma semana para o Natal, infelizmente os dois irmãos não sabiam o que era o Natal em família, pois os pais, geralmente, passavam a noite a trabalhar. O João e o Gabriel tinham de passar a consoada em casa dos avós, mas eles não davam muita importância à tradição desta época.

         Certa noite, os dois irmãos estavam a ter uma conversa e a mãe, que ia a passar para lhes dar um beijinho, ficou à escuta na porta.

         _ Gostava tanto de ter um Natal com os nossos pais, fazer a árvore de Natal, o presépio,… - disse o João, com uma lágrima a escorrer-lhe no seu rosto redondinho.

         _ Acredita que eu também -afirmou o Gabriel.

         A mãe encostou a porta devagarinho e foi ter com o marido à sala de estar. Tiveram uma conversa:

         _ Olha, acabei de ouvir uma conversa entre os nossos filhos -afirmou a D. Carla.

         _ O quê? Andavam outra vez a discutir, como sempre?- indagou o senhor José.

         _ Não, uma conversa entre amigos, sem discussões!

         _ O que foi?

         _ Este ano devíamos fazer um Natal diferente de todos os outros, o Natal que os nossos filhos desejam.- disse ela, com a lágrima no olho, por nunca ter dado a atenção devida aos filhos na época natalícia.

         _ Que tipo de Natal?- perguntou o marido.

         Passar o Natal com os nossos filhos, fazer o presépio, a árvore de Natal, como manda a tradição.

         _ Sim, eu também tenho andado a pensar nisso, mas nunca comentei com ninguém…

         _ Tive uma ideia. Amanhã, antes de eles chegarem a casa, podíamos fazer a árvore de natal e o presépio.- disse a mulher com um grande sorriso nas faces.

         _ Combinado!- disse o marido, com o mesmo sorriso.

         Quando chegaram a casa, no dia seguinte, os dois irmãos ficaram radiantes. Porque seria? Porque viram a casa toda enfeitada com luzinhas, uma árvore de natal e um presépio magnífico.

         _ Olá, meus queridos, este ano vai ser tudo muito diferente, vamos passar o Natal juntos!- disse a mãe, muito contente, a dar um abraço aos seus filhos.

         _ Obrigado, mãe e pai, é o dia mais feliz da nossa vida!- disseram Gabriel e João, ao mesmo tempo.

         Naquele ano, os dois irmãos ficaram a saber o que era um verdadeiro Natal em família e o Gabriel, daí em diante, passou a ter um comportamento diferente, o que nos leva a pensar que, por vezes, a azáfama do dia-a-dia, faz com que nem sempre tenhamos tempo para aqueles que mais amamos,   acabando por «magoá-los» sem querer.



                                                                      Ana Sofia Figueiral    6.º A


                                  2.º lugar no concurso «Palavras de Natal» 2011

1 comentário: