quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

As novas sete maravilhas da Natureza



Hoje, enquanto fazia companhia à minha mãe, reparei nas notícias que falavam das “novas sete maravilhas da Natureza “. Já ouvi falar muitas vezes nessa expressão, mas se me perguntassem o que são ou quais são, eu não saberia responder. Por isso, resolvi ir pesquisar e ficar a saber um pouco mais sobre este assunto.

Descobri que “As novas sete maravilhas da Natureza“ são lugares (sítios) extraordinários e que se distinguem pela sua beleza natural. “7 wonders of Nature” é o nome da fundação criada por Bernard Weber. Os resultados da votação foram divulgados a 11/11/11, a partir da fundação.

 São elas: Baía de Halong; Parque Natural de Komodo; ilha Vulcânica e Tubos de Lava de Jeju; Parque nacional do rio subterrâneo de Puerto Princesa; Table Mountain (montanha da mesa); Cataratas do Iguaçu e Amazónia.

A Baía de Halong, no Vietnam, é a mais conhecida baía desse país. Muitas das ilhas não estão habitadas, nem sofreram alterações humanas. É um sítio com uma grande beleza e de muito interesse biológico.

O Parque Natural de Komodo, na Indonésia, foi criado com o objetivo de proteger o habitat do dragão do Komodo e também para proteger as florestas. Aqui habitam inúmeras espécies de peixes, tubarões, baleias, golfinhos e tartarugas marinhas.

Na Coreia do Sul situa-se a Ilha Vulcânica e Tubo de Lava de Jeju, com grande valor científico devido aos seus tubos de lava, que são agora umas das maiores cavernas do mundo e às suas plantas autóctones (naturais desse clima).

A Montanha da Mesa é uma grande montanha que tem o cume plano. Situa-se na África do Sul e é o único lugar do mundo, da natureza, com o nome de uma constelação astral mensa (designação em latim para mesa). No cume plano encontram-se resíduos de erosão de seis milhões de anos e uma flora riquíssima. É considerado o menor lugar do mundo com mais de 1.470 espécies de flores.

 As Cataratas do Iguaçu são um conjunto de 275 quedas de água do rio Iguaçu, localizadas entre o Brasil e a Argentina, rodeadas pela floresta subtropical.

O Parque Nacional rio subterrâneo de Puerto Princesa situa-se nas Filipinas e é uma das mais importantes florestas da Ásia. Este parque mistura uma fantástica paisagem com um rio subterrâneo onde existe uma grande variedade de animais endémicos ameaçados, incluindo o faisão-esporeiro, o morcego-raposa, a lontra Aonyx cinerea, os pequenos pandas, as civetas e os texugos Mydaus javanensis. 

A Amazónia é uma floresta húmida que abrange sete milhões de quilómetros quadrados, dos quais cinco e meio são cobertos pela floresta tropical. Esta região inclui territórios pertencentes a várias nações, nomeadamente, Brasil, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e França (Guiana Francesa). Representa mais da metade das florestas tropicais do planeta e compreende uma imensa biodiversidade.

Realmente são todas fantásticas e merecem ser apelidadas como “novas sete maravilhas da Natureza”. Um dia, mais tarde, se tiver oportunidade gostava de visitar as cataratas. Já imagino a frescura e o som da água a cair, a claridade e a magia daquele lugar… Também adorava dar uma volta de barco pelo rio subterrâneo de Puerto Princesa que deve ser magnífico. Espero que o Homem saiba preservar estes tesouros da Natureza.





Inês Paiva, nº 13, 6ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário