segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Salvem...

Salvem os passarinhos!

O João é um menino muito meigo, que adora observar os passarinhos da janela do seu quarto. Muitas vezes, conversa com eles, na sua voz de criança cheia de curiosidade, e estes contam-lhe das suas aventuras e dos locais para onde voam à procura de alimento e de um sítio agradável para fazerem os seus ninhos. O menino fala-lhes da escola, dos seus amigos e das viagens que faz com a família em tempo de férias.
No inverno, os passarinhos vêm visitá-lo menos vezes, por causa do frio e do mau tempo, mas, quando chega a primavera, a sua janela é um ponto de paragem obrigatória e, muitas vezes, até chegam em bandos, formando nuvens coloridas de penas e bicos engraçados.
Com o passar dos anos, estas visitas vão diminuindo e o João começa a ficar muito preocupado. Olha para além da sua janela e já não vê tantos amiguinhos como costumava ver antigamente. O que estará a acontecer? Por onde andam os passarinhos?
Num certo dia, no início de uma primavera fresca e chuvosa, enquanto aguardava pacientemente por alguma novidade, viu chegar um pássaro laranja, de bico dourado e penas azuis e amarelas. Parecia um pouco triste, arrepiado e com frio, por isso o menino deixou-o entrar para o seu quarto, onde um calorzinho acolhedor se fazia sentir. Curioso, perguntou-lhe pelos outros pássaros e este contou-lhe todos os problemas que enfrentavam naquele momento, como a falta de árvores para fazerem os seus ninhos. Isto acontecia por causa dos seres humanos que as cortavam para construírem mais prédios e centros comerciais, destruindo os locais onde os passarinhos poderiam fazer os seus ninhos.
O João ficou triste com as notícias e, como era um menino muito ativo, pensou logo numa maneira de ajudar os seus amigos. Assim, no dia seguinte, quando chegou à escola, falou com os seus colegas e com a professora e todos juntos resolveram construir casinhas de madeira para os passarinhos. Pediram a colaboração dos pais e meteram mão à obra. O pai do André, que era carpinteiro, ajudou-os na construção das casitas, as quais foram depois distribuídas pelos parques da cidade. O João levou também algumas para colocar nas árvores que cresciam no quintal de sua casa, para que os seus amiguinhos continuassem sempre a visitá-lo. Os outros meninos, que não tinham quintal com árvores, até colocaram algumas nas varandas ou janelas das suas casas. Tudo para salvarem os passarinhos!
O projeto foi um sucesso, envolveu toda a escola, os pais e até o presidente da Câmara, pois ninguém conseguiu ficar indiferente. As notícias correram e outras escolas e outros meninos decidiram seguir o exemplo e agora, quem passear pela região, consegue ver as casinhas espalhadas por toda a parte e os passarinhos por perto, muito felizes.



                                                                                               Joana Margarida, nº 11, 7ºB

2 comentários:

  1. Margarida Almeida 5ºB2 de dezembro de 2014 às 04:49

    Que giro, Joana! Também gosto bastante de passarinhos. Adorei!

    ResponderEliminar
  2. Continuo a gostar muito de ler o que escreves!

    ResponderEliminar