quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O caminho que percorro até à escola


O caminho que percorro até à escola

            De manhã, ao sair de casa, deparo-me com o meu cão que, embora sonolento, não deixa de vir dar-me os bons dias. Cheira-me, tenta lamber-me e olha fixamente para mim, como se soubesse que vou sair e, por isso, se despede. O meu gato, sempre esfomeado, corre à espera que eu lhe dê algum alimento e depois agradece-me com um miar feliz. A minha mãe, apressada, grita por mim e corre para a garagem para tirar o carro, sempre protestando que o meu pai já o deveria ter deixado do lado de fora para poupar tempo.

            Durante o caminho, vários aromas se vão misturando, os quais vou sentindo através da janela aberta do carro: as flores cheirosas das vizinhas, a frescura dos grandes eucaliptos, o fumo desagradável dos veículos, o perfume delicado da vegetação misturado com orvalho e o cheiro intenso de café acabado de tirar. Observo os vários pássaros coloridos que vão aparecendo numa cantoria persistente e melodiosa e os cães a ladrar bastante agitados com a chegada da manhã. Ao longe, o som suave da água a correr acalma-me antes de me deparar com os característicos barulhos da cidade: portas a bater, carros a apitar, rodas a chiar, rádios a tocar as mais variadas melodias, sinos a tilintar e pessoas a falar.

            Ao chegar à escola, vejo os meus colegas, professores e auxiliares a entrarem apressadamente o portão, como formigas a caminho do formigueiro. Lá dentro, reunimo-nos em grupo e divertidos trocamos saudações e falamos sobre vários assuntos. A campainha está quase a tocar! É o som da euforia! Para trás ficam os brilhantes e convidativos raios de sol e mais um dia de aulas começa.

Joana Margarida   n.º 8   6.º C

3 comentários:

  1. O teu texto está maravilhoso mereces o prémio Nobel da literatura.
    Espero que continues assim. Miguel e André.

    ResponderEliminar
  2. Adorei Joana, vais ter futuro.

    ResponderEliminar
  3. Carolina Raquel Rocha Ferreira nº2 6ºA11 de novembro de 2013 às 14:40

    Parabens, Joana! Adorei o teu texto, continua terás um grande futuro!

    ResponderEliminar