domingo, 26 de maio de 2013


Viagem à Jamaica |||


         E tudo começou com uma simples brincadeira….

         Assim que voltou para o hotel, resolveu telefonar aos pais para eles o ajudarem a decidir o que havia de fazer. Eles não ficaram muito contentes, pois não esperavam que o filho saísse de casa tão cedo e sonhavam que ele fosse para a universidade tirar um curso. É certo que o que Ambrosino queria ser não era muito longe do que queria fazer agora (o seu sonho antigo era ser professor de Educação Física). Mas, aceitaram e apoiaram a sua decisão até porque na Jamaica tinha o tio para o acompanhar.

         Também tinha que ter uma conversa com o seu melhor amigo. Por isso, foi ter com Yesquiel à piscina da mansão.

         - Yesquiel, estive a falar com os meus pais e decidi ficar aqui em Montego Bay a treinar para a qualificação de Moscovo.- disse Ambrosino.

         - Ah! Acho que fazes bem, mas eu tenho de voltar para Portugal para continuar a estudar. O curso de medicina é muito difícil e tenho que me dedicar a cem por cento aos estudos. – disse Yesquiel  cabisbaixo e triste por ter de se separar do seu grande amigo.

         - Pois, eu tenho muita pena de teres de ir embora. Mas não posso perder esta oportunidade. – lamentou-se Ambrosino.

         - O que tem que ser tem que ser!- exclamou Yesquiel

         -Olha, os meus pais compraram os bilhetes de avião para daqui a uma semana e vão pôr os bilhetes no correio, que vão chegar cá depois de amanhã.- concluiu Ambrosino

          -Vamos mas é dormir, já é tarde!- disse o Yesquiel.

         Foram dormir para, no dia seguinte, estarem frescos para o treino, porque já faltava pouco para a prova de qualificação para o Mundial.     

         Treinou intensivamente durante cinco dias. Quando chegava a noite dormia profundamente devido ao cansaço que sentia. Mas estava feliz porque sentia grandes progressos.

         Chegou o grande dia. Só foi pena ter coincidido com o dia da partida de Yesquiel. Foi uma despedida emocionada, mas prometeram falar todos os dias no Skype para matar as saudades.

         Ambrosino chegou à pista muito nervoso, mas quando viu a surpresa na cara de Bolt, por o ver ali também a competir, tudo passou!

         Posicionou-se na pista 1, conforme as indicações da organização.

         Deu-se a partida e Ambrosino partiu em primeiro lugar. Deu um grande avanço aos outros atletas mas, a poucos metros da meta, caiu. A vontade de vencer era tanta, que logo se levantou e, com muita dificuldade, cortou a meta. Ouviu-se um forte aplauso do público e Ambrosino, tonto de tanta dor, apercebe-se que tinha ficado em terceiro lugar, logo atrás de Usain Bolt e Yohan Blake. Os seus amigos abraçaram-no, felizes por Ambrosino ter concretizado o seu sonho.

         - Passei, passei? – perguntou Ambrosino incrédulo.

         - Sim, passaste, mas foi “à rasquinha”! – exclamou Bolt, entusiasmado com a conquista de Ambrosino.

          - Boa, vamos os três a Moscovo! – disseram entusiasmados .

         Ambrosino nem queria acreditar. Estava lançada a sua carreira como velocista. Será que teria futuro?         

 
                                                 Duarte Miguel Lourenço Lima, 5ºD, Nº3

2 comentários:

  1. Gostei do teu texto.
    Continua assim

    ResponderEliminar
  2. Daniela Marques nº3 6ºA1 de novembro de 2013 às 09:11

    Gostei muito do teu texto. Vais ter um futuro incrível no mundo da escrita!

    ResponderEliminar