domingo, 22 de novembro de 2015

ENTREVISTA


À conversa com Lurdes Fernandes…

A ASSOL (Associação de Solidariedade Social de Lafões), fundada em 22 de Março de 1987, tem como objetivo contribuir para a promoção dos deficientes dos concelhos de Oliveira de Frades, Vouzela e São Pedro do Sul. Lurdes Fernandes trabalha na instituição, desde 1992, como assistente social e dá aqui o seu testemunho.

Que funções desempenha na ASSOL?
Eu sou assistente social e, para além das funções inerentes a esse trabalho, faço também a coordenação deste Centro de São Pedro do Sul (gerir o dia a dia, os horários das pessoas que apoiamos, das colaboradoras e tudo o que faz funcionar este centro).

Considera importante apoiar pessoas com deficiência?
Se a nossa sociedade estivesse preparada para incluir todos, não havia necessidade de fazermos este trabalho! Não estando a sociedade preparada, é muito importante haver alguém, como a ASSOL, que apoie estas pessoas, que nascem com deficiência, que nascem com algumas limitações que os impossibilitam de entrar na escola ou de fazer outras coisas…portanto, acho que sim, que é muito importante.

Apoiam apenas adultos ou também crianças e jovens?
No Centro de São Pedro do Sul, apoiamos apenas adultos a partir dos 18 anos, no entanto temos projetos ligados ao Ministério da Educação e  Segurança Social, que possibilitam apoiar crianças e jovens. Temos o projecto CRI (Centro de Recursos para a Inclusão), que permite que psicólogos, terapeutas da fala e técnicos de reabilitação psicomotora possam apoiar crianças nas escolas e nos jardins de infância. Estes técnicos deslocam-se às escolas (por indicação dos médicos de família ou professores). Estas parcerias são muito positivas, tanto para as escolas como para a ASSOL e, principalmente para as crianças

Como se sente ao ajudar estas pessoas?
Sinto muita coisa boa!... E sabes porquê? Porque são pessoas que nos dão muito, em termos de afetos e de relação!… O pouco que nós fazemos, para eles é muito… e eles compensam. Nós somos muito exigentes com a sociedade, com os pais, com tudo… mas eles não …. O pouco que nós lhes damos, eles dão em dobro e por isso sinto-me muito bem. Eles dão muita energia! É muito bom trabalhar e ver as suas conquistas, realizar os seus sonhos...é muito bom!

Quando era mais jovem já participava em projetos solidários?
Eu quando escolhi esta profissão, acho que já tinha uma certa apetência ou vocação para estas causas. Há uns tempos atrás, não havia tantas oportunidades como há hoje! Na minha terra, o que nós conhecíamos era mais o grupo coral, a catequese …. Hoje, também faço parte da direção do Centro Social de Cambra.

Tem alguns projetos para 2016?
Sim, temos a renovação da certificação que é válida por 3 anos. Nós somos certificados pela excelência e o nosso objectivo é renovar esta certificação em Abril de 2016. Também pretendemos conseguir apoios residenciais para as pessoas sem família, junto da Segurança Social, com a aprovação de “famílias de acolhimento”.

As crianças com deficiência, muitas vezes são descriminadas. Como se pode ultrapassar este problema?
Essas ideias eu gostava que partissem dos mais pequenos! Os jovens muitas vezes são muito malandros para as pessoas com deficiência! Às vezes ouço algumas expressões de discriminação, principalmente junto às escolas. Portanto, penso que o problema passa pela educação das crianças nas escolas. Se de facto vocês forem educados a lidar com a diferença, é mais fácil aceitar estas pessoas, e perceberem que quem está ao vosso lado é uma pessoa que também tem sentimentos e vontades. Essa tem sido a luta da ASSOL - a inclusão nas escolas. Portanto, a aceitação da pessoa com deficiência passa pela educação, ensino e formação.

Muito obrigado pela sua disponibilidade!!!

Entrevista realizada por Gonçalo Almeida    N.º 8   6.º B

  

3 comentários:

  1. Margarida Almeida, 6°B24 de novembro de 2015 às 12:45

    Adorei a tua entrevista! Claro que é muito importante ajudar estas pessoas com limitações. Foste muito criativo!

    ResponderEliminar
  2. Gonçalo, a tua entrevista está muito bem organizada! Fizeste uma boa escolha e agora está aqui o resultado dessa escolha. Bom trabalho!!!

    ResponderEliminar
  3. Gostei da tua entrevista! Acho que está muito bem organizada, tem uma estrutura correta e está muito interessante!!! Parabéns pelo teu trabalho.

    ResponderEliminar