quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Roteiro

   Mesmo no coração de Carvalhais, a Igreja Matriz e os espaços que a rodeiam constituem uma bela paisagem monumental. As pessoas poderão assistir à missa de domingo (ou no sábado ao fim da tarde), uma vez por mês acompanhada por uma pequena procissão pelo adro. Mesmo ao lado, encontramos um museu tradicional onde estão expostas várias peças de arte sacra e objetos antigos de várias espécies.
   Também poderá desfrutar de uma bela refeição, nesse mesmo sítio, onde está localizado o restaurante S. Tiago que pertence ao Centro de Promoção Social de Carvalhais, destinado a dar emprego às pessoas da terra.
   Desviando-se mais para Sá, a aldeia mais populosa da freguesia, poderá encontrar a Capela da Nossa Senhora das Chãs (que dá nome a uma das ruas locais), onde se realiza a festa em sua honra, no dia 15 de agosto. Nesse dia, a seguir à missa, sai uma procissão que percorre uma das ruas de Sá, virando no cruzamento da Senhora dos Caminhos de volta à capela. Não muito longe, situa-se a Associação Desportiva e Cultural de Sá, que organiza eventos, festas e atividades culturais e desportivas.
   Em Carvalhais, há muito para conhecer mas, o local mais conhecido a nível internacional é o Bioparque do Pisão, um local turístico que recebe visitantes de todo o mundo durante o verão. Aqui, as pessoas podem usufruir de várias atividades de lazer como desportos radicais, percursos de bicicleta, trilhos, piqueniques e dar um mergulho na famosa piscina de cinco estrelas com esplanada, escorrega, balneários e muitas condições.
   Carvalhais é um paraíso natural muito procurado pelos turistas e que tem tesouros muito variados para dar a quem visita.


Margarida Almeida, n.º 14, 6ºB

2 comentários:

  1. Gostei muito do teu texto. Como sempre, fizeste um texto maravilhoso. Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito ! Para quem não conhece Carvalhais aconselho a leitura pois vai ficar a conhecer o principal !

    ResponderEliminar