terça-feira, 4 de março de 2014


100 anos da linha do Vouga

(1914-2014)

 

Comemora-se este ano a chegada da linha do Vouga a São Pedro do Sul. Dada a importância histórica deste acontecimento, marcante para todos nós, vão organizar-se vários acontecimentos para celebrar esta data.

A linha do Vouga começava em Espinho e acabava em Viseu, percorrendo por entre vales e riachos as margens do rio Vouga. A inauguração da linha do Vouga, pelo último rei de Portugal, D. Manuel II, aconteceu em 28 de novembro de 1908 em Espinho. A linha chegaria a São Pedro do Sul, com grandes festejos e entusiasmo, a 5 de fevereiro de 1914.

 O projeto e a construção desta linha de caminhos de ferro envolveram muitas pessoas (engenheiros, operários, etc.), tendo sido construída para transportar pessoas e escoar os produtos agrícolas da região. Durante décadas, a locomotiva permitiu e facilitou a deslocação das pessoas e contribuiu para o desenvolvimento económico.

Após tantos anos de serviço às populações, o troço entre Sernada do Vouga e Viseu foi encerrado em 1 de janeiro de 1990, deixando grande saudade nas populações vizinhas.

Ao longo da linha do Vouga havia várias estações e alguns apeadeiros, nomeadamente em São Pedro do Sul (esta estação foi recuperada e atualmente é um espaço de restaurante e de artesanato). Após a retirada dos caminhos de ferro, a linha tem vindo a ser utilizada para passeios pedestres e de bicicleta.

A comemoração dos 100 anos dos caminhos de ferro em São Pedro do Sul conta com uma exposição nos paços do concelho de 5 a 26 de fevereiro. Vai haver uma palestra sábado, dia 22 de fevereiro, no cineteatro, e uma caminhada pelo troço na manhã do dia 23, seguida de uma recreação teatral da inauguração do último troço da linha na antiga estação. A nossa escola também se juntou ao acontecimento com uma exposição.

Muito se fala na reabertura da linha do Vouga, nomeadamente para fins turísticos. Passará por aí o futuro que todos gostaríamos?

 

Miguel Damião/nº 15/ 6ºD
08/02/2014

                   

1 comentário:

  1. Beatriz Rodrigues-6ºD6 de março de 2014 às 12:44

    Muito bem Miguel estudaste a matéria!!!!!!!!!!!!!!
    Um documentário muito fixe da linha do Vouga!!!
    Parabéns!!!

    ResponderEliminar